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SPfono - SERVIÇOS REALIZADOS

Nós da SPfono procuramos nos manter atualizados com as últimos procedimentos da área. Aqui temos uma lista dos serviços que realizamos. Entre em contato se houver dúvidas ou quiser mais explicações.

FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA

Atendimento fonoaudiológico clínico individual realizado por profissionais altamente especializados atuando nas patologias da área da fonoaudiologia, como nas alterações de respiração, sucção, deglutição, mastigação, fala, disfagia, apraxia de fala, disartria, atraso de linguagem, perda de linguagem como nas afasias, dificuldades de leitura e escrita, distúrbios de aprendizagem como nos casos de dislexia, disortografia, gagueira, alteração de processamento auditivo central, dificuldade de alfabetização, entre outros.

 

Áreas de atuação

 

FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR

Elaboração de programas de estimulação de linguagem oral e escrita para os alunos. Aplicação de protocolos de triagem de fala, linguagem e auditiva para detecção de possíveis alterações que podem prejudicar o processo de aprendizagem. Realização de palestras informativas para professores, pais e/ou responsáveis na área da fonoaudiologia.

 

EXAMES E PROCEDIMENTOS

AUDIOLOGIA CLÍNICA

Realizamos exames auditivos em crianças, adolescentes, adultos e idosos, sempre com qualidade, respeito, profissionalismo e pontualidade.

 

  •              AUDIOMETRIA TONAL E VOCAL

    O QUE É O EXAME?

    Esse exame é utilizado para avaliar a capacidade auditiva, o quanto o paciente está ouvindo, é utilizado para diagnóstico e para acompanhar a evolução e tratamento de problemas relacionados à audição.

    Na audiometria tonal são utilizados estímulos sonoros em várias frequências e intensidades. Na audiometria vocal ou logoaudiometria avalia o limiar de recepção e o índice da fala do indivíduo, o quanto o paciente ouve e compreende a fala. É um teste complementar a audiometria tonal.

     

    COMO É FEITO?

    Após a inspeção do meato acústico externo, o paciente é colocado na cabina acústica, com o uso de fone de ouvido e/ou caixa acústica e por vibrador ósseo. O paciente precisa levantar a mão ou apertar um botão toda vez que ouvir os sons mesmo que bem baixos.

    Com esse exame é possível verificar se existe alteração de audição e classificar o grau e o tipo de perda auditiva. O resultado é realizado em um gráfico que se chama audiograma com as respostas do paciente.

     

    INDICAÇÃO

    Pode ser realizado a partir de dois anos de idade, desde que consiga compreender os comandos do exame. É indicado para avaliar a audição em crianças em fase escolar com suspeita de perda auditiva ou com história de traumas e infecções recorrentes de ouvido (otites de repetição), em pacientes com histórico familiar de perda de audição ou com queixas referente a audição.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.
    • Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • O exame não será realizado na presença de cera.
    • Este exame em crianças pequenas só podem ser realizados se houver colaboração da criança.

     

  •              IMPEDANCIOMETRIA/TIMPANOMETRIA

    O QUE É O EXAME?

    É um teste rápido, objetivo e indolor e não depende da resposta do paciente, com objetivo de verificar o sistema tímpano-ossicular e do reflexo estapédio. Formado por dois testes: timpanometria que verifica a integridade da membrana timpânica e tuba auditiva e pesquisa do reflexo acústico que verifica as condições da orelha média até o sistema nervoso central.

     

    COMO É FEITO?

    O exame é realizado através da colocação de uma sonda no conduto auditivo externo com o objetivo de vedar a entrada do canal auditivo, e uma pressão de ar é introduzida que faz a membrana timpânica se mover. Já na pesquisa do reflexo acústico são ouvidos apitos de diferentes frequências e intensidades e o movimentos da membrana timpânica é registrado.

     

    INDICAÇÃO

    Pode ser realizado em todas as faixas etárias, desde bebês, mas o resultado depende da colaboração do paciente para a realização correta do exame.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.
    • Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • Em crianças o exame só poderá ser realizado com a colaboração da criança, se chorar muito e se movimentar demais, não será possível realizar o teste.
    • O exame não será realizado na presença de cera, supuração no ouvido e perfuração no tímpano.

     

  •              AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA COMPLETA

    O QUE É O EXAME?

    • Esta avaliação audiológica é formada por três exames, que são complementares que avaliam a audição do paciente.
    • Audiometria tonal
    • Audiometria vocal
    • Impedanciometria / timpanometria

  •              PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

    O QUE É O EXAME?

    É o exame que avalia a via auditiva periférica central e habilidades auditivas específicas para identificar o quanto o paciente ouve e compreende dos sons que chegam aos ouvidos.

     

    COMO É FEITO?

    É realizado dentro da cabina acústica com o uso de fones ou caixas acústicas. É importante ressaltar a realização da avaliação auditiva periférica com os testes audiometria tonal, audiometria vocal e impedanciometria/ timpanometria no dia do exame ou recentemente com no máximo 30 dias. Após a realização dos testes acima são iniciados a aplicação dos testes específicos, de acordo com a faixa etária, para verificar as habilidades auditivas como fechamento auditivo, figura-fundo, interação binaural, resolução temporal, ordenação temporal, integração e separação binaural. O exame pode ser realizado em uma única sessão que dura em torno de 2 horas ou em mais sessões dependendo da idade, cansaço, atenção e motivação do paciente durante a avaliação.

     

    INDICAÇÃO

    A avaliação do processamento auditivo central é indicada quando a criança, adolescente, adulto ou idoso apresentam dificuldades para ouvir e entender a fala em ambientes com barulhos competitivos ou com pessoas falando, na presença de otites de repetição (frequentes), nas dificuldades de aprendizagem/escolares com trocas na fala, alfabetização, dificuldades de leitura e escrita, desatenção ou distraídas, nas perdas auditivas. Em crianças o ideal é que seja realizada a partir dos 7 anos de idade devido a maturação do sistema nervoso central.

     

    ORIENTAÇÕES

    É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.

     

  •              TREINAMENTO AUDITIVO ACUSTICAMENTE CONTROLADO

    O QUE É?

    É o treinamento específico das vias auditivas, realizado individualmente para tratar as alterações encontradas na avaliação do processamento auditivo central.

     

    COMO É FEITO?

    É realizado exclusivamente por fonoaudiólogos, são realizadas sessões semanais com duração de aproximadamente 40 minutos, o objetivo desse treinamento é auxiliar o cérebro para um melhor desempenho das habilidades auditivas.

    São usadas um conjunto de atividades que podem ser realizadas dentro e fora da cabina acústica, de acordo com as habilidades auditivas alteradas encontradas na avaliação do processamento auditivo central. São propostas atividades para serem realizadas em casa também, a fim de favorecer a adequação da habilidade alterada. Serão realizadas orientações para a escola.

     

    INDICAÇÃO

    O treinamento auditivo acusticamente controlado é indicado para os pacientes que apresentam alterações nas habilidades auditivas centrais, alterações de linguagem, aprendizagem, de atenção e memória.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário ter uma avaliação do processamento auditivo central com a descrição dos testes utilizados e das habilidades auditivas alteradas
    • Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • Este treinamento auditivo em crianças pequenas só podem ser realizados se houver colaboração da criança.
    • O ideal é agendar o treinamento auditivo em um horário que a criança esteja tranquila e descansada.
    • Nos casos de paciente que fazem uso de medicação para atenção o ideal é vir medicado para a realização do treinamento auditivo.

     

  •              EXAME OTONEUROLÓGICO - AVALIAÇÃO VESTIBULAR

    O QUE É O EXAME?

    Realizado para diagnóstico das “labirintites”, o exame avalia o sistema auditivo e o funcionamento do sistema vestibular para identificar possíveis alterações no labirinto.

    Geralmente a solicitação é feita por otorrinolaringologistas, neurologista, geriatras e clínica médica.

    COMO É FEITO?

    O ideal é iniciar o exame com a inspeção do meato acústico externo e com avaliação audiológica com a realização dos exames audiometria tonal, vocal e impedanciometria/ timpanometria para verificar e determinar os limiares auditivos em cada orelha. (Verifique a explicação detalhada dos exames nos itens específicos). Após são realizadas manobras posturais de cabeça e corpo, caso o paciente apresente alterações em coluna, dificuldades motoras e de locomoção não podem ser realizadas as manobras. Então, são colocados o eletrodos na face, em região de olhos e testa, e os registros dos movimentos oculares serão armazenados pelo equipamento Vectoeletronistagmógrafo e serão analisados pelo profissional. São realizadas as provas oculomotoras e posteriormente as provas calóricas com a estimulação com o ar frio e quente em ambas as orelhas. Não serão ministrados medicamentos e/ou sedativos durante o exame. Alguns pacientes podem sentir desconfortos de tontura nos mais diversos graus (de leve a intensas), sudorese, náuseas e vômitos, são raríssimos os casos em que os exames são interrompidos, por isso a importância do acompanhante para a realização do exame otoneurológico.

     

    INDICAÇÃO

    O exame é indicado para pacientes que apresentam tontura, vertigem, náuseas, vômitos, perda de audição, zumbido, desequilíbrio, alteração de marcha, cinetoses, enxaquecas queixas que necessitam do exame para auxílio no diagnóstico.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.
    • É necessário ter realizado o preparo do exame por 3 dias. (Ver preparo otoneurológico)
    • O exame não será realizado se o paciente estiver em crise de labirintite.
    • O exame não será realizado na presença de cera no meato acústico externo.
    • O paciente precisa vir com acompanhante maior de 18 anos para a realização do exame.
    • O laudo do exame vem acompanhado dos gráficos.
    • O exame tem a duração em torno de 45 minutos.
    • Este exame em crianças só podem ser realizados se houver colaboração da criança.

     

    PREPARO

    • 3 dias antes do agendamento do exame suspender café, chá mate, chá verde, chimarrão, chocolates e refrigerantes.
    • 2 dias antes suspender medicamentos para tontura, depressão, ansiedade, dor, calmantes e insônia.
    • Medicamentos para pressão, colesterol, diabete, tireóide pode manter normalmente.
    • 1 dia antes suspender cigarros e bebida alcoólica.
    • No dia do exame precisa de jejum absoluto de 3 horas, não ingerir nem àgua.
    • Não use maquiagem e lentes de contato.
    • Dê preferência com roupas confortáveis.
    • Vir com acompanhante e não deverá dirigir após o exame, pois pode apresentar tontura que pode demorar para passar.
    • Chegar com 15 minutos de antecedência, não serão tolerados atrasos, não podemos prejudicar os próximos agendamentos.
    • IMPORTANTE: O NÃO CUMPRIMENTO DO PREPARO IMPOSSIBILITA A REALIZAÇÃO DO EXAME, POIS PODE CAUSAR ALTERAÇÕES NO RESULTADO.

     

  •              REABILITAÇÃO VESTIBULAR

    O QUE É?

    É um tratamento realizado por fonoaudiólogos e/ou fisioterapeutas que consiste em realizar exercícios específicos e personalizados com o objetivo de minimizar o desconforto de tontura e restabelecer o equilíbrio. Pode ser realizada em qualquer faixa etária e, em conjunto com o tratamento medicamentoso, apresentam ótimos resultados quando realizados corretamente.

     

    COMO É FEITA?

    No tratamento são realizadas sessões semanais ou quinzenais dependendo do caso e da evolução, com duração em torno de 30 minutos, a quantidade de sessões depende da evolução do tratamento. Os exercícios serão determinados de acordo com a queixa do paciente, podem ser realizados movimentos de olhos, de cabeça, corporais e de equilíbrio, nas posições deitada, sentada, em pé e andando e serão realizados diariamente em casa, dependendo da idade/dificuldade do paciente com supervisão.

     

    INDICAÇÃO

    A reabilitação vestibular é indicada para pacientes que apresentam tontura de leve a intensa, vertigem com ou sem náuseas e vômitos, desequilíbrio, sensação de flutuar e dificuldades de marcha. Pode ser realizada em qualquer faixa etária em crianças, adultos e idosos; e em conjunto com o tratamento medicamentoso. O ideal para realizar a reabilitação vestibular e ter realizado a investigação para identificar a origem da tontura com exames específicos como o otoneurológico entre outros.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando a reabilitação vestibular.
    • Menores de 18 anos e idosos acima de 80 anos precisam estar acompanhados de um responsável.

     

  •              MANOBRA PARA OS CRISTAIS OU VPPB

    O QUE É?

    Na realidade VPPB é a sigla utilizada para a Vertigem Posicional Paroxística Benigna que é a alteração mais frequente nas queixas de tontura e desequilíbrio. É realizada por médicos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas especializados.

     

    COMO É FEITA?

    Existem manobras para identificar a VPPB (Manobra dIX-hallpike e Roll-test) e manobras para colocar "os cristais no lugar” dependo do canal semicircular afetado (Manobra Epley, Gufoni entre outras).

    Para a realização da manobra o paciente precisa ter condições físicas, pois problemas em região de coluna cervical e lombar, dificuldades motoras e de locomoção podem não permitir a realização da manobra.

     

    INDICAÇÃO

    É indicada para pacientes que apresentam episódios de tontura e vertigem normalmente rápida com movimentos de cabeça e corpo como deitar e levantar da cama, e levantar, abaixar e virar a cabeça; com o sem presença de enjoos/vômitos e com quedas.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando a reabilitação vestibular (VPPB).
    • Menores de 18 anos e idosos acima de 80 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • Problemas em região de coluna cervical e lombar, dificuldades motoras e de locomoção podem não permitir a realização da manobra.
    • Pacientes podem sentir tontura/vertigem e enjoo/vômitos durante e após a realização da manobra.

     

  •              CURSOS E SUPERVISÃO CLÍNICA

    Entre em contato para mais informações: spfono@spfono.com.br

    ou pelos telefones: [11] 2283-2304    [11] 2283-3191    [11] 91289-9988

     

Atendemos de segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00h.

 

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  •           AUDIOMETRIA TONAL E VOCAL

    O QUE É O EXAME?

    Esse exame é utilizado para avaliar a capacidade auditiva, o quanto o paciente está ouvindo, é utilizado para diagnóstico e para acompanhar a evolução e tratamento de problemas relacionados à audição.

    Na audiometria tonal são utilizados estímulos sonoros em várias frequências e intensidades. Na audiometria vocal ou logoaudiometria avalia o limiar de recepção e o índice da fala do indivíduo, o quanto o paciente ouve e compreende a fala. É um teste complementar a audiometria tonal.

     

    COMO É FEITO?

    Após a inspeção do meato acústico externo, o paciente é colocado na cabina acústica, com o uso de fone de ouvido e/ou caixa acústica e por vibrador ósseo. O paciente precisa levantar a mão ou apertar um botão toda vez que ouvir os sons mesmo que bem baixos.

    Com esse exame é possível verificar se existe alteração de audição e classificar o grau e o tipo de perda auditiva. O resultado é realizado em um gráfico que se chama audiograma com as respostas do paciente.

     

    INDICAÇÃO

    Pode ser realizado a partir de dois anos de idade, desde que consiga compreender os comandos do exame. É indicado para avaliar a audição em crianças em fase escolar com suspeita de perda auditiva ou com história de traumas e infecções recorrentes de ouvido (otites de repetição), em pacientes com histórico familiar de perda de audição ou com queixas referente a audição.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.
    • Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • O exame não será realizado na presença de cera.
    • Este exame em crianças pequenas só podem ser realizados se houver colaboração da criança.

     

  •           IMPEDANCIOMETRIA/TIMPANOMETRIA

    O QUE É O EXAME?

    É um teste rápido, objetivo e indolor e não depende da resposta do paciente, com objetivo de verificar o sistema tímpano-ossicular e do reflexo estapédio. Formado por dois testes: timpanometria que verifica a integridade da membrana timpânica e tuba auditiva e pesquisa do reflexo acústico que verifica as condições da orelha média até o sistema nervoso central.

     

    COMO É FEITO?

    O exame é realizado através da colocação de uma sonda no conduto auditivo externo com o objetivo de vedar a entrada do canal auditivo, e uma pressão de ar é introduzida que faz a membrana timpânica se mover. Já na pesquisa do reflexo acústico são ouvidos apitos de diferentes frequências e intensidades e o movimentos da membrana timpânica é registrado.

     

    INDICAÇÃO

    Pode ser realizado em todas as faixas etárias, desde bebês, mas o resultado depende da colaboração do paciente para a realização correta do exame.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.
    • Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • Em crianças o exame só poderá ser realizado com a colaboração da criança, se chorar muito e se movimentar demais, não será possível realizar o teste.
    • O exame não será realizado na presença de cera, supuração no ouvido e perfuração no tímpano.

  •           PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

    O QUE É O EXAME?

    É o exame que avalia a via auditiva periférica central e habilidades auditivas específicas para identificar o quanto o paciente ouve e compreende dos sons que chegam aos ouvidos.

     

    COMO É FEITO?

    É realizado dentro da cabina acústica com o uso de fones ou caixas acústicas. É importante ressaltar a realização da avaliação auditiva periférica com os testes audiometria tonal, audiometria vocal e impedanciometria/ timpanometria no dia do exame ou recentemente com no máximo 30 dias. Após a realização dos testes acima são iniciados a aplicação dos testes específicos, de acordo com a faixa etária, para verificar as habilidades auditivas como fechamento auditivo, figura-fundo, interação binaural, resolução temporal, ordenação temporal, integração e separação binaural. O exame pode ser realizado em uma única sessão que dura em torno de 2 horas ou em mais sessões dependendo da idade, cansaço, atenção e motivação do paciente durante a avaliação.

     

    INDICAÇÃO

    A avaliação do processamento auditivo central é indicada quando a criança, adolescente, adulto ou idoso apresentam dificuldades para ouvir e entender a fala em ambientes com barulhos competitivos ou com pessoas falando, na presença de otites de repetição (frequentes), nas dificuldades de aprendizagem/escolares com trocas na fala, alfabetização, dificuldades de leitura e escrita, desatenção ou distraídas, nas perdas auditivas. Em crianças o ideal é que seja realizada a partir dos 7 anos de idade devido a maturação do sistema nervoso central.

     

    ORIENTAÇÕES

    É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.

     

  •           AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA COMPLETA

    O QUE É O EXAME?

    • Esta avaliação audiológica é formada por três exames, que são complementares que avaliam a audição do paciente.
    • Audiometria tonal
    • Audiometria vocal
    • Impedanciometria / timpanometria

  •           TREINAMENTO AUDITIVO

              ACUSTICAMENTE CONTROLADO

    O QUE É?

    É o treinamento específico das vias auditivas, realizado individualmente para tratar as alterações encontradas na avaliação do processamento auditivo central.

     

    COMO É FEITO?

    É realizado exclusivamente por fonoaudiólogos, são realizadas sessões semanais com duração de aproximadamente 40 minutos, o objetivo desse treinamento é auxiliar o cérebro para um melhor desempenho das habilidades auditivas.

    São usadas um conjunto de atividades que podem ser realizadas dentro e fora da cabina acústica, de acordo com as habilidades auditivas alteradas encontradas na avaliação do processamento auditivo central. São propostas atividades para serem realizadas em casa também, a fim de favorecer a adequação da habilidade alterada. Serão realizadas orientações para a escola.

     

    INDICAÇÃO

    O treinamento auditivo acusticamente controlado é indicado para os pacientes que apresentam alterações nas habilidades auditivas centrais, alterações de linguagem, aprendizagem, de atenção e memória.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário ter uma avaliação do processamento auditivo central com a descrição dos testes utilizados e das habilidades auditivas alteradas
    • Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • Este treinamento auditivo em crianças pequenas só podem ser realizados se houver colaboração da criança.
    • O ideal é agendar o treinamento auditivo em um horário que a criança esteja tranquila e descansada.
    • Nos casos de paciente que fazem uso de medicação para atenção o ideal é vir medicado para a realização do treinamento auditivo.

     

  •           EXAME OTONEUROLÓGICO

              AVALIAÇÃO VESTIBULAR

    O QUE É O EXAME?

    Realizado para diagnóstico das “labirintites”, o exame avalia o sistema auditivo e o funcionamento do sistema vestibular para identificar possíveis alterações no labirinto.

    Geralmente a solicitação é feita por otorrinolaringologistas, neurologista, geriatras e clínica médica.

     

    COMO É FEITO?

    O ideal é iniciar o exame com a inspeção do meato acústico externo e com avaliação audiológica com a realização dos exames audiometria tonal, vocal e impedanciometria/ timpanometria para verificar e determinar os limiares auditivos em cada orelha. (Verifique a explicação detalhada dos exames nos itens específicos). Após são realizadas manobras posturais de cabeça e corpo, caso o paciente apresente alterações em coluna, dificuldades motoras e de locomoção não podem ser realizadas as manobras. Então, são colocados o eletrodos na face, em região de olhos e testa, e os registros dos movimentos oculares serão armazenados pelo equipamento Vectoeletronistagmógrafo e serão analisados pelo profissional. São realizadas as provas oculomotoras e posteriormente as provas calóricas com a estimulação com o ar frio e quente em ambas as orelhas. Não serão ministrados medicamentos e/ou sedativos durante o exame. Alguns pacientes podem sentir desconfortos de tontura nos mais diversos graus (de leve a intensas), sudorese, náuseas e vômitos, são raríssimos os casos em que os exames são interrompidos, por isso a importância do acompanhante para a realização do exame otoneurológico.

     

    INDICAÇÃO

    O exame é indicado para pacientes que apresentam tontura, vertigem, náuseas, vômitos, perda de audição, zumbido, desequilíbrio, alteração de marcha, cinetoses, enxaquecas queixas que necessitam do exame para auxílio no diagnóstico.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.
    • É necessário ter realizado o preparo do exame por 3 dias. (Ver preparo otoneurológico)
    • O exame não será realizado se o paciente estiver em crise de labirintite.
    • O exame não será realizado na presença de cera no meato acústico externo.
    • O paciente precisa vir com acompanhante maior de 18 anos para a realização do exame.
    • O laudo do exame vem acompanhado dos gráficos.
    • O exame tem a duração em torno de 45 minutos.
    • Este exame em crianças só podem ser realizados se houver colaboração da criança.

     

    PREPARO

    • 3 dias antes do agendamento do exame suspender café, chá mate, chá verde, chimarrão, chocolates e refrigerantes.
    • 2 dias antes suspender medicamentos para tontura, depressão, ansiedade, dor, calmantes e insônia.
    • Medicamentos para pressão, colesterol, diabete, tireóide pode manter normalmente.
    • 1 dia antes suspender cigarros e bebida alcoólica.
    • No dia do exame precisa de jejum absoluto de 3 horas, não ingerir nem àgua.
    • Não use maquiagem e lentes de contato.
    • Dê preferência com roupas confortáveis.
    • Vir com acompanhante e não deverá dirigir após o exame, pois pode apresentar tontura que pode demorar para passar.
    • Chegar com 15 minutos de antecedência, não serão tolerados atrasos, não podemos prejudicar os próximos agendamentos.
    • IMPORTANTE: O NÃO CUMPRIMENTO DO PREPARO IMPOSSIBILITA A REALIZAÇÃO DO EXAME, POIS PODE CAUSAR ALTERAÇÕES NO RESULTADO.

     

  •           REABILITAÇÃO VESTIBULAR

    O QUE É?

    É um tratamento realizado por fonoaudiólogos e/ou fisioterapeutas que consiste em realizar exercícios específicos e personalizados com o objetivo de minimizar o desconforto de tontura e restabelecer o equilíbrio. Pode ser realizada em qualquer faixa etária e, em conjunto com o tratamento medicamentoso, apresentam ótimos resultados quando realizados corretamente.

     

    COMO É FEITA?

    No tratamento são realizadas sessões semanais ou quinzenais dependendo do caso e da evolução, com duração em torno de 30 minutos, a quantidade de sessões depende da evolução do tratamento. Os exercícios serão determinados de acordo com a queixa do paciente, podem ser realizados movimentos de olhos, de cabeça, corporais e de equilíbrio, nas posições deitada, sentada, em pé e andando e serão realizados diariamente em casa, dependendo da idade/dificuldade do paciente com supervisão.

     

    INDICAÇÃO

    A reabilitação vestibular é indicada para pacientes que apresentam tontura de leve a intensa, vertigem com ou sem náuseas e vômitos, desequilíbrio, sensação de flutuar e dificuldades de marcha. Pode ser realizada em qualquer faixa etária em crianças, adultos e idosos; e em conjunto com o tratamento medicamentoso. O ideal para realizar a reabilitação vestibular e ter realizado a investigação para identificar a origem da tontura com exames específicos como o otoneurológico entre outros.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando a reabilitação vestibular.
    • Menores de 18 anos e idosos acima de 80 anos precisam estar acompanhados de um responsável.

     

  •           MANOBRA PARA OS CRISTAIS OU VPPB

    O QUE É?

    Na realidade VPPB é a sigla utilizada para a Vertigem Posicional Paroxística Benigna que é a alteração mais frequente nas queixas de tontura e desequilíbrio. É realizada por médicos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas especializados.

     

    COMO É FEITA?

    Existem manobras para identificar a VPPB (Manobra dIX-hallpike e Roll-test) e manobras para colocar "os cristais no lugar” dependo do canal semicircular afetado (Manobra Epley, Gufoni entre outras).

    Para a realização da manobra o paciente precisa ter condições físicas, pois problemas em região de coluna cervical e lombar, dificuldades motoras e de locomoção podem não permitir a realização da manobra.

     

    INDICAÇÃO

    É indicada para pacientes que apresentam episódios de tontura e vertigem normalmente rápida com movimentos de cabeça e corpo como deitar e levantar da cama, e levantar, abaixar e virar a cabeça; com o sem presença de enjoos/vômitos e com quedas.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando a reabilitação vestibular (VPPB).
    • Menores de 18 anos e idosos acima de 80 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • Problemas em região de coluna cervical e lombar, dificuldades motoras e de locomoção podem não permitir a realização da manobra.
    • Pacientes podem sentir tontura/vertigem e enjoo/vômitos durante e após a realização da manobra.

     

  •           CURSOS E SUPERVISÃO CLÍNICA

    Entre em contato para mais informações: spfono@spfono.com.br

    ou pelos telefones: [11] 2283-2304    [11] 2283-3191    [11] 91289-9988

  •         AUDIOMETRIA TONAL E VOCAL

    O QUE É O EXAME?

    Esse exame é utilizado para avaliar a capacidade auditiva, o quanto o paciente está ouvindo, é utilizado para diagnóstico e para acompanhar a evolução e tratamento de problemas relacionados à audição.

    Na audiometria tonal são utilizados estímulos sonoros em várias frequências e intensidades. Na audiometria vocal ou logoaudiometria avalia o limiar de recepção e o índice da fala do indivíduo, o quanto o paciente ouve e compreende a fala. É um teste complementar a audiometria tonal.

     

    COMO É FEITO?

    Após a inspeção do meato acústico externo, o paciente é colocado na cabina acústica, com o uso de fone de ouvido e/ou caixa acústica e por vibrador ósseo. O paciente precisa levantar a mão ou apertar um botão toda vez que ouvir os sons mesmo que bem baixos.

    Com esse exame é possível verificar se existe alteração de audição e classificar o grau e o tipo de perda auditiva. O resultado é realizado em um gráfico que se chama audiograma com as respostas do paciente.

     

    INDICAÇÃO

    Pode ser realizado a partir de dois anos de idade, desde que consiga compreender os comandos do exame. É indicado para avaliar a audição em crianças em fase escolar com suspeita de perda auditiva ou com história de traumas e infecções recorrentes de ouvido (otites de repetição), em pacientes com histórico familiar de perda de audição ou com queixas referente a audição.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.
    • Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • O exame não será realizado na presença de cera.
    • Este exame em crianças pequenas só podem ser realizados se houver colaboração da criança.

     

  •         IMPEDANCIOMETRIA/



            TIMPANOMETRIA

    O QUE É O EXAME?

    É um teste rápido, objetivo e indolor e não depende da resposta do paciente, com objetivo de verificar o sistema tímpano-ossicular e do reflexo estapédio. Formado por dois testes: timpanometria que verifica a integridade da membrana timpânica e tuba auditiva e pesquisa do reflexo acústico que verifica as condições da orelha média até o sistema nervoso central.

     

    COMO É FEITO?

    O exame é realizado através da colocação de uma sonda no conduto auditivo externo com o objetivo de vedar a entrada do canal auditivo, e uma pressão de ar é introduzida que faz a membrana timpânica se mover. Já na pesquisa do reflexo acústico são ouvidos apitos de diferentes frequências e intensidades e o movimentos da membrana timpânica é registrado.

     

    INDICAÇÃO

    Pode ser realizado em todas as faixas etárias, desde bebês, mas o resultado depende da colaboração do paciente para a realização correta do exame.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.
    • Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • Em crianças o exame só poderá ser realizado com a colaboração da criança, se chorar muito e se movimentar demais, não será possível realizar o teste.
    • O exame não será realizado na presença de cera, supuração no ouvido e perfuração no tímpano.
  •         AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA



            COMPLETA

    O QUE É O EXAME?

    • Esta avaliação audiológica é formada por três exames, que são complementares que avaliam a audição do paciente.
    • Audiometria tonal
    • Audiometria vocal
    • Impedanciometria / timpanometria
  •         PROCESSAMENTO



            AUDITIVO CENTRAL

    O QUE É O EXAME?

    É o exame que avalia a via auditiva periférica central e habilidades auditivas específicas para identificar o quanto o paciente ouve e compreende dos sons que chegam aos ouvidos.

     

    COMO É FEITO?

    É realizado dentro da cabina acústica com o uso de fones ou caixas acústicas. É importante ressaltar a realização da avaliação auditiva periférica com os testes audiometria tonal, audiometria vocal e impedanciometria/ timpanometria no dia do exame ou recentemente com no máximo 30 dias. Após a realização dos testes acima são iniciados a aplicação dos testes específicos, de acordo com a faixa etária, para verificar as habilidades auditivas como fechamento auditivo, figura-fundo, interação binaural, resolução temporal, ordenação temporal, integração e separação binaural. O exame pode ser realizado em uma única sessão que dura em torno de 2 horas ou em mais sessões dependendo da idade, cansaço, atenção e motivação do paciente durante a avaliação.

     

    INDICAÇÃO

    A avaliação do processamento auditivo central é indicada quando a criança, adolescente, adulto ou idoso apresentam dificuldades para ouvir e entender a fala em ambientes com barulhos competitivos ou com pessoas falando, na presença de otites de repetição (frequentes), nas dificuldades de aprendizagem/escolares com trocas na fala, alfabetização, dificuldades de leitura e escrita, desatenção ou distraídas, nas perdas auditivas. Em crianças o ideal é que seja realizada a partir dos 7 anos de idade devido a maturação do sistema nervoso central.

     

    ORIENTAÇÕES

    É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.

     

  •         TREINAMENTO AUDITIVO



            ACUSTICAMENTE CONTROLADO

    O QUE É?

    É o treinamento específico das vias auditivas, realizado individualmente para tratar as alterações encontradas na avaliação do processamento auditivo central.

     

    COMO É FEITO?

    É realizado exclusivamente por fonoaudiólogos, são realizadas sessões semanais com duração de aproximadamente 40 minutos, o objetivo desse treinamento é auxiliar o cérebro para um melhor desempenho das habilidades auditivas.

    São usadas um conjunto de atividades que podem ser realizadas dentro e fora da cabina acústica, de acordo com as habilidades auditivas alteradas encontradas na avaliação do processamento auditivo central. São propostas atividades para serem realizadas em casa também, a fim de favorecer a adequação da habilidade alterada. Serão realizadas orientações para a escola.

     

    INDICAÇÃO

    O treinamento auditivo acusticamente controlado é indicado para os pacientes que apresentam alterações nas habilidades auditivas centrais, alterações de linguagem, aprendizagem, de atenção e memória.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário ter uma avaliação do processamento auditivo central com a descrição dos testes utilizados e das habilidades auditivas alteradas
    • Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • Este treinamento auditivo em crianças pequenas só podem ser realizados se houver colaboração da criança.
    • O ideal é agendar o treinamento auditivo em um horário que a criança esteja tranquila e descansada.
    • Nos casos de paciente que fazem uso de medicação para atenção o ideal é vir medicado para a realização do treinamento auditivo.

     

  •         EXAME OTONEUROLÓGICO



            AVALIAÇÃO VESTIBULAR

    O QUE É O EXAME?

    Realizado para diagnóstico das “labirintites”, o exame avalia o sistema auditivo e o funcionamento do sistema vestibular para identificar possíveis alterações no labirinto. Geralmente a solicitação é feita por otorrinolaringologistas, neurologista, geriatras e clínica médica.

     

    COMO É FEITO?

    O ideal é iniciar o exame com a inspeção do meato acústico externo e com avaliação audiológica com a realização dos exames audiometria tonal, vocal e impedanciometria/ timpanometria para verificar e determinar os limiares auditivos em cada orelha. (Verifique a explicação detalhada dos exames nos itens específicos). Após são realizadas manobras posturais de cabeça e corpo, caso o paciente apresente alterações em coluna, dificuldades motoras e de locomoção não podem ser realizadas as manobras. Então, são colocados o eletrodos na face, em região de olhos e testa, e os registros dos movimentos oculares serão armazenados pelo equipamento Vectoeletronistagmógrafo e serão analisados pelo profissional. São realizadas as provas oculomotoras e posteriormente as provas calóricas com a estimulação com o ar frio e quente em ambas as orelhas. Não serão ministrados medicamentos e/ou sedativos durante o exame. Alguns pacientes podem sentir desconfortos de tontura nos mais diversos graus (de leve a intensas), sudorese, náuseas e vômitos, são raríssimos os casos em que os exames são interrompidos, por isso a importância do acompanhante para a realização do exame otoneurológico.

     

    INDICAÇÃO

    O exame é indicado para pacientes que apresentam tontura, vertigem, náuseas, vômitos, perda de audição, zumbido, desequilíbrio, alteração de marcha, cinetoses, enxaquecas queixas que necessitam do exame para auxílio no diagnóstico.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando os exames corretamente descritos.
    • É necessário ter realizado o preparo do exame por 3 dias. (Ver preparo otoneurológico)
    • O exame não será realizado se o paciente estiver em crise de labirintite.
    • O exame não será realizado na presença de cera no meato acústico externo.
    • O paciente precisa vir com acompanhante maior de 18 anos para a realização do exame.
    • O laudo do exame vem acompanhado dos gráficos.
    • O exame tem a duração em torno de 45 minutos.
    • Este exame em crianças só podem ser realizados se houver colaboração da criança.

    PREPARO

    • 3 dias antes do agendamento do exame suspender café, chá mate, chá verde, chimarrão, chocolates e refrigerantes.
    • 2 dias antes suspender medicamentos para tontura, depressão, ansiedade, dor, calmantes e insônia.
    • Medicamentos para pressão, colesterol, diabete, tireóide pode manter normalmente.
    • 1 dia antes suspender cigarros e bebida alcoólica.
    • No dia do exame precisa de jejum absoluto de 3 horas, não ingerir nem àgua.
    • Não use maquiagem e lentes de contato.
    • Dê preferência com roupas confortáveis.
    • Vir com acompanhante e não deverá dirigir após o exame, pois pode apresentar tontura que pode demorar para passar.
    • Chegar com 15 minutos de antecedência, não serão tolerados atrasos, não podemos prejudicar os próximos agendamentos.
    • IMPORTANTE: O NÃO CUMPRIMENTO DO PREPARO IMPOSSIBILITA A REALIZAÇÃO DO EXAME, POIS PODE CAUSAR ALTERAÇÕES NO RESULTADO.

     

  •         REABILITAÇÃO VESTIBULAR

    O QUE É?

    É um tratamento realizado por fonoaudiólogos e/ou fisioterapeutas que consiste em realizar exercícios específicos e personalizados com o objetivo de minimizar o desconforto de tontura e restabelecer o equilíbrio. Pode ser realizada em qualquer faixa etária e, em conjunto com o tratamento medicamentoso,  apresentam ótimos resultados quando realizados corretamente.

     

    COMO É FEITA?

    No tratamento são realizadas sessões semanais ou quinzenais dependendo do caso e da evolução, com duração em torno de 30 minutos, a quantidade de sessões depende da evolução do tratamento. Os exercícios serão determinados de acordo com a queixa do paciente, podem ser realizados movimentos de olhos, de cabeça, corporais e de equilíbrio, nas posições deitada, sentada, em pé e andando e serão realizados diariamente em casa, dependendo da idade/dificuldade do paciente com supervisão.

     

    INDICAÇÃO

    A reabilitação vestibular é indicada para pacientes que apresentam tontura de leve a intensa, vertigem com ou sem náuseas e vômitos, desequilíbrio, sensação de flutuar e dificuldades de marcha. Pode ser realizada em qualquer faixa etária em crianças, adultos e idosos; e em conjunto com o tratamento medicamentoso. O ideal para realizar a reabilitação vestibular e ter realizado a investigação para identificar a origem da tontura com exames específicos como o otoneurológico entre outros.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando a reabilitação vestibular.
    • Menores de 18 anos e idosos acima de 80 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
  •         MANOBRA PARA OS CRISTAIS

     

     

            OU VPPB

    O QUE É?

    Na realidade VPPB é a sigla utilizada para a Vertigem Posicional Paroxística Benigna que é a alteração mais frequente nas queixas de tontura e desequilíbrio. É realizada por médicos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas especializados.

     

    COMO É FEITA?

    Existem manobras para identificar a VPPB (Manobra dIX-hallpike e Roll-test) e manobras para colocar "os cristais no lugar” dependo do canal semicircular afetado (Manobra Epley, Gufoni entre outras).

    Para a realização da manobra o paciente precisa ter condições físicas, pois problemas em região de coluna cervical e lombar, dificuldades motoras e de locomoção podem não permitir a realização da manobra.

     

    INDICAÇÃO

    É indicada para pacientes que apresentam episódios de tontura e vertigem normalmente rápida com movimentos de cabeça e corpo como deitar e levantar da cama, e levantar, abaixar e virar a cabeça; com o sem presença de enjoos/vômitos e com quedas.

     

    ORIENTAÇÕES

    • É necessário apresentar pedido médico solicitando a reabilitação vestibular (VPPB).
    • Menores de 18 anos e idosos acima de 80 anos precisam estar acompanhados de um responsável.
    • Problemas em região de coluna cervical e lombar, dificuldades motoras e de locomoção podem não permitir a realização da manobra.
    • Pacientes podem sentir tontura/vertigem e enjoo/vômitos durante e após a realização da manobra.

     

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